Vidro laminado, considerado vidro de segurança, composto por lâminas de cristais especiais, unidas sob calor e pressão pelo equipamento autoclave, com utilização de uma ou mais camadas de polivinil butiral butacite (PVB), o resultado é produto extremamente resistente a impactos, produzidos de acordo com a norma ABNT NBR 14697.
O polivinil butiral butacite (PVB) tem a função de unir as camadas de vidros, filtrar em até 99,6% os raios ultravioletas, responsáveis por descolorir móveis, tecidos, pisos, objetos, entre outros, além de ser prejudicial à pele humana.
Os vidros laminados podem ser vidros temperados laminados, ou seja, lâminas de cristais especiais temperados que passam por um processo de laminação, este tipo de vidro é até cinco vezes mais resistentes que o vidro laminado comum.
Os vidros laminados possuem também uma característica de redução de ruídos, através do amortecimento das vibrações sonoras pela camada de PVB.
Quando quebrado, os fragmentos ficam presos nesta camada intermediária (PVB), que por sua vez possui alta resistência elástica, absorvendo o impacto e mantendo os estilhaços presos até a substituição do vidro.
Norma ABNT NBR 14697.